Nesse blog você conhecerá cada momento da história da Cidade de Manaus pregados nas paredes históricas dos monumentos do centro da nossa querida terra dos Manáos. Como foi construido, por quem foi arquitetado, o marco que foi erguido, a homenagem que foi prestada.. Portanto, navegue e conheça os monumentos históricos do centro de Manaus.
domingo, 26 de maio de 2013
Palacete Provincial
O Palacete Provincial, conhecido por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar, e que agora retoma sua denominação original, acompanhou o evoluir da sociedade amazonense.
Quando da conclusão das obras do prédio, a 25 de março de 1874, o então denominado Palacete Provincial passou a abrigar, simultaneamente, várias repartições públicas: a Assembléia Provincial, a Repartição de Obras Públicas, a Biblioteca Pública e o Liceu Provincial – atual Colégio Amazonense D. Pedro II. A inauguração oficial só se deu em 28 de fevereiro de 1875, praticamente um ano depois da conclusão da obra.
O prédio considerado um patrimônio tangível que foi tombado em conjunto com a Praça Heliodoro Balbi e o Colégio Amazonense D. Pedro II e encontra-se sob proteção especial da Comissão Permanente de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico, de acordo com a Resolução Nº 01/80, homologada pelo Dec. Nº 4.817 de 06 de dezembro de 1980. Hoje, o Palacete Provincial encontra-se sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura, que o restaurou para nele abrigar os Museus do Estado: Museu de Numismática, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, o recém criado Museu de Arqueologia e o Museu Tiradentes (que sai da administração da Policia Militar para a SEC). Nele também passa a funcionar o Ateliê de Restauro de Obras de Arte e o Ateliê de Papel.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário